Recuperação

Lei viabiliza atividades de agroindústria de pescados em Pelotas

Colônia de Pescadores e Aquicultores Profissionais Artesanais de Pelotas recebe concessão de uso do Quiosque da Balsa

A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) sancionou e promulgou nesta sexta-feira (17) a Lei 6.820/2020, concedendo o uso do Quiosque da Balsa, em área pública do município, localizada na Estrada do Engenho, por 20 anos, à Colônia de Pescadores e Aquicultores Profissionais Artesanais de Pelotas, para a recuperação e manutenção das instalações, voltadas exclusivamente para beneficiamento e comércio de pescados e derivados oriundos das atividades dos associados.

A Colônia de Pescadores da Balsa conta com aproximadamente 430 associados, e as atividades envolvem cerca de 1.300 pessoas das famílias de pescadores localizados na faixa entre a ponte do Rio Grande e a Colônia Z-3. As instalações do Quiosque da Balsa, construído, no passado, com recursos do RS Rural, estavam abandonadas há muitos anos.

“Vamos instalar uma agroindústria e ponto de comércio no local. O projeto de reforma e ampliação está em elaboração, na Secretaria de Desenvolvimento Rural. Toda a atividade de beneficiamento e comercialização do pescado contará com inspeção municipal, assegurando qualidade e condições sanitárias”, diz o secretário Jair Seidel.

Comunidade mobilizada

A nova lei foi bem-recebida pela comunidade de pescadores associada à Colônia da Balsa. “Estamos buscando recursos e parcerias para dar início imediato à readequação das instalações”, informa o fundador da associação e vice-presidente, Sérgio Luís de Andrade.

A criação de agroindústria no local favorece o pescador e sua família. “O pescador chega do mar e não tem alternativa a não ser passar o peixe para o atravessador, a preços aquém do valor real. Com a agroindústria, a própria família pode trabalhar no beneficiamento e o produto ser levado às feiras para venda com remuneração justa”, argumenta Andrade. Com o tempo, a tendência é a expansão do mercado. 

A Colônia de Pescadores e Aquicultores Profissionais Artesanais de Pelotas e o município estão buscando recursos de emenda parlamentar para o avanço das obras do Quiosque.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UPA Areal será referência só para adultos com síndromes gripais Anterior

UPA Areal será referência só para adultos com síndromes gripais

Abapp suspende atividades por tempo indeterminado Próximo

Abapp suspende atividades por tempo indeterminado

Deixe seu comentário